quinta-feira, 29 de março de 2012

Tarefa nº 01 – A escolha do tema

A escolha do tema para a realização de uma pesquisa científica aparentemente é bastante fácil, mas como diz o ditado: “As aparências enganam”. Claro que também não é um bicho de sete cabeças, e logo você acaba decidindo que assunto abordar.
Diante de tantas áreas da administração como recursos humanos, marketing, comércio exterior, entre outras, qual escolher? Eis a primeira pergunta que me fiz. Decidi que deveria seguir o conselho de todos os professores e livros sobre pesquisa científica: abordar um tema que fosse de meu conhecimento e domínio. Além deste, outros foram os fatores que me motivaram na escolha do tema:

> Curiosidade – ao ouvir sobre inteligência competitiva (IC) me perguntei “Que diacho é isso?” e tratei de me informar. Procurei em livros e sites, e fui criando afinidade com o assunto.
> Necessidade – não necessidade em abordar tal tema, mas em conhecê-lo. A minha curiosidade acabou me levando a trabalhar com IC, e logo conhecer mais sobre o assunto passou de simples curiosidade para necessidade. Então, por que não juntar o útil ao agradável?
> Novidade – falar sobre IC é algo novo nas empresas e universidades. A inteligência competitiva chegou ao Brasil há cerca de 15 anos, e embora tenha se desenvolvido, ainda é pouco conhecida por empresas, profissionais e estudantes.



Com o tema central escolhido, havia a necessidade de sua delimitação. Dentro de um cenário onde encontrar empresas que possuam uma área específica de Inteligência Competitiva é tão difícil quanto encontrar agulha no palheiro, e aqui me refiro à cidade de Aracaju, onde resido, me veio a mente estudar como as empresas analisam a sua concorrência e o mercado sem o uso de um sistema de IC.
Durante orientação, a minha professora orientadora do pré-projeto me questionou quais as empresas em que eu realizaria a pesquisa. Respondi que pequenas e médias empresas. Ela me orientou que são muitas as pequenas e médias empresas existentes em Sergipe e que eu teria que focar mais em uma categoria e assim reduzir o meu campo de pesquisa. Conversando com professores e especialistas no assunto – e aqui dou a minha sugestão: busque quem entende do assunto para trocar ideias – decidi focar a minha pesquisa nas empresas do ramo da construção civil. Motivo? O mercado de construção civil em Aracaju é bastante competitivo. Em 2010 este setor era o que mais gerava renda no país e o que mais empregava. Há quem aposte que este será o setor de destaque na economia brasileira em 2012. (LEIA MAIS AQUI)



Claro que são muitas as Construtoras Civis presentes em Aracaju e eu não irei visitar todas, contudo mais adiante delimitarei meu campo de pesquisa, e isso você terá que esperar para ver nos próximos posts. No mais, já estou com o tema definido e delimitado. Tarefa nº 01 – cumprida.




Abraços, Greice Matos.

2 comentários: