quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Gestão do Conhecimento: O caso TECNISA

O primeiro capítulo do meu TCC aborda os conceitos e a relação entre dado, informação, conhecimento e inteligência. Aborda também sobre a gestão destes e da sua importância para um Sistema de Inteligência Competitiva. Glauber Nóbrega da Silva em seu livro "Jogos de Licitações: O estado da arte no Brasil" define, com base em Firestone e McElory, que:

"O dado é algo que se observa, possui valor e atributos, nada mais. A informação é gerada a partir da interpretação de um ou do conjunto de dados. E o conhecimento advém de informações contextualizadas e estruturadas."

O dado, a informação e o conhecimento são a matéria-prima que é transformada em inteligência, sendo este o produto final. Para Silva:

"Constata-se que a coleta, análise e disseminação de informações surgiram em todos os povos e perdura até os dias de hoje. Ao processo foi cunhado o termo de inteligência de modo a diferenciá-lo de outras atividades."
Mas o que isso tudo tem a ver com a TECNISA? O que tem a ver é que a TECNISA é um exemplo de empresa que valoriza a Gestão do Conhecimento sendo um caso bastante interessante para ser estudado, em especial para o meu TCC. A TECNISA publicou em seu site um case chamado "GC no Setor Imobiliário: Uma quebra de paradigmas" que apresenta o projeto de Gestão de Conhecimento desta.

"Com mais de 30 anos trabalhando evolutivamente em projetos de engenharia, a TECNISA enxerga que o momento atual é propício para reflexões aprofundadas no tema da gestão do conhecimento em empresas construtoras brasileiras."
O projeto contempla a criação, o desenvolvimento e o compartilhamento de conhecimento entre a empresa, fornecedor, cliente, profissionais e estudantes, e até mesmo entre os concorrentes. O projeto é responsável pela implementação de uma série de ferramentas de GC, as quais destaco as que mais me chamaram a atenção.


  1. TECNISA Ideias: Com base na Inovação Aberta (Open Innovation) e no Crowdsourcing, essa ferramenta colaborativa busca não só captar ideias fornecidas por voluntários espalhados pela internet  mas também identificar as reais necessidades do cliente e tendências;
  2. TECNISA Wiki: Portal similar ao Wikipedia onde as melhores práticas construtivas da empresa são registradas, sendo um canal de gestão do conhecimento;
  3. GRHECI - Grupo de RH das empresas Construtoras e Incorporadoras: Em conjunto com profissionais de RH de empresas concorrentes, o GRHECI busca o desenvolvimento de profissionais da categoria como um todo, além da realização de pesquisas e trabalhos acadêmicos e práticos para o desenvolvimento e evolução do mercado de trabalho da construção civil;
  4. Inteligência Competitiva: A TECNISA afirma que o departamento de IC é um componente importantíssimo e vital da empresa, que fornece subsídios de conhecimento e informações estratégicas para tomada de decisão e desenvolvimento de produtos e projetos de sucesso.

"Para a TECNISA, a inteligência de uma empresa deve favorecer um meio ambiente equilibrado e fértil para a geração de conhecimentos tanto estimulados, quanto espontâneos que respondam não só às necessidades e às solicitações de entrega, mas também que antecipem inovações, soluções e mais conhecimento a ser multiplicado em menor tempo."

Essas e outras informações estão disponíveis no site da TECNISA. Acesse:
TECNISA